Uma vez fechado o negócio com o franqueado cada dia que se passa sem que a loja esteja aberta representa um elevado custo de oportunidade para ambas as partes. O franqueado, porém, foi selecionado pelo seu interesse e capacidade de gerir uma unidade do negócio e não sua construção e implantação. Uma Franqueadora que sem uma implantação bem estruturada além de enfrentar problemas com manutenção do padrão não conseguem crescer de forma rápida ou sustentada.

Validação do Ponto

um dos fatores críticos para o sucesso de um negócio é sua localização. O Franqueador deve utilizar de sua experiência e ferramentas quantitativas para auxiliar seus franqueados na escolha de um ponto comercial adequado.

Gestão de Obra

desenvolver o projeto arquitetônico, contratar fornecedores, acompanhar execução da obra, comprar máquinas e equipamentos, ambientar, implantar identidade visual e material promocional. Tudo deve ser indicado, acompanhado e aprovado pela Franqueadora de forma a manter o padrão da rede.

Contratação e Treinamento

As franquias sofrem com a necessidade de manter o padrão de serviços e atendimento mesmo em unidades recém abertas, caso contrário as experiências negativas podem afetar a todos. Para que isto não ocorra a seleção da equipe da nova unidade deve acontecer com antecedência suficiente para que passe por um extenso processo de treinamento e capacitação que inclua experiências reais de trabalho em um ambiente controlado, seja ele um centro de treinamento ou outra unidade franqueada, e até eventuais substituições antes mesmo da inauguração.