Jurídico e Compliance

C.O.F. e Demonstrativos

Desenvolvemos a Circular de Oferta de Franquia assim como listamos e montamos o template dos Demonstrativos necessários para dar suporte a este documento. Desenvolvemos a Circular de Oferta de Franquia assim como listamos e montamos o template dos Demonstrativos necessários para dar suporte a este documento.

Definição de Modelos de Franquia

Desenvolvemos pesquisas para definir qual o modelo de franquia ideal para o seu negócio (Planos de Master Franqueado, Desenvolvedor, Sub-Franqueado e Micro-Franquia) indicando e acompanhando a confecção de instrumentos jurídicos que suportem as escolhas operacionais.

Master Franquia

A Master Franquia concede ao franqueado o direito de operar como Franqueador para determinada região.

Desenvolvedor

Acordo fechado com um franqueado que se predispõe a abrir múltiplas franquias em um determinado espaço de tempo e área geográfica em troca de condições diferenciadas em seu contrato.

Sub-Franquia

Permite que o franqueado ceda para um terceiro o direito de explorar algum produto ou serviço da franquia dentro de condições pré-determinadas e controladas.

Micro-Franquia

Modelo de Franquia caracterizado pelo baixo custo de investimento total e de operação. Exige cuidados especiais em sua formatação para assegurar aos franqueados benefícios como linhas de crédito facilitadas.

Franquia de Comodato

Modelo de franquia especial onde o franqueado recebe o direito de explorar um bem da Franqueadora pelo prazo do contrato sem que haja investimentos imobilizados por parte dele.

Definição de CNAE

Definimos qual deve ser o CNAE da Franqueadora com base na legislação específica de franquias.

Marcas e Patentes

Estudo sobre quais processos, procedimentos, produtos, etc. Podem e devem ser patenteados. Registro de marcas e proteção de propriedade intelectual.

Programa de Suporte ao Franqueado

Elaboramos guia detalhando que tipo de suporte e serviços devem ser oferecidos ao franqueado de forma a garantir plena aderência aos instrumentos jurídicos e manutenção dos direitos.

Acordos de fundos cooperados

Confecção de acordos e fundos cooperados de franqueados sob administração da Franqueadora.

Revisão de Instrumentos Jurídicos existentes

Revisão e avaliação de instrumentos jurídicos.

Planejamento Estratégico

Estrutura da Franquia

A partir de estudos de mercado, mapeamento da operação existente e projeções financeiras geramos dados suficientes para, em conjunto com o cliente, definir o caminho a ser seguido e qual a melhor maneira de estruturar o negócio para tal.

Perfil do Franqueado

O perfil do franqueado contempla uma análise completa de experiências profissionais, idade, disponibilidade de capital e se este busca ser operador do negócio ou apenas investidor.

Estudo de Influência territorial

A partir da utilização de ferramentas de georeferenciamento e de estudos de fluxo determinamos qual a área de influência territorial, informação que pode ser utilizada tanto para análise da concorrência e escolha de ponto comercial como na negociação com candidatos a franqueado sobre exclusividade territorial.

Programa de Suporte ao Franqueado

Definição do conjunto de programas, treinamentos, consultores, serviços e ferramentas de suporte que a Franqueadora deve oferecer de forma a maximizar a chance de sucesso da unidade franqueada.

Reestruturação Organizacional

A partir do mapeamento operacional e das decisões estratégicas sobre o modelo de negócio/franquia a serem alcançados é gerado um relatório de adequações organizacionais necessárias instruindo como reestruturar a gestão para tal.

Organograma da Franqueadora e Franqueada

Mapa de cargos e funções necessárias para o bom funcionamento da Franqueadora e Franqueada dentro do planejamento estratégico.

Definição de Perfis Comportamentais Ideais

Estudo e definição através da metodologia DISC (Maslow) dos perfis comportamentais ideais para exercer cada uma das funções dentro dos organogramas da franqueada e franqueadora. Esta ferramenta permite contratações mais assertivas devido uma maior aptidão e aderência dos funcionários as funções e tarefas de seus cargos.

Fontes de Receita da Franqueadora

A operação da Franqueadora deve ser vista como um negócio independente e, como tal, deve ter suas fontes de receita. A definição destes itens está intimamente ligada a estrutura da franquia e viabilidade econômica.

Taxa de Franquia

Valor pago pelo franqueado no momento de adesão ao sistema de franquia remunerando o direito de uso da marca, acesso ao know-how, produtos e serviços pelo período do contrato de franquia.

Royalties

Taxa mensal que remunera os serviços de controle e suporte oferecidos pela franqueadora ao franqueado.

Fundo de Propaganda

Fundo cooperado administrado pelo Franqueador com fins de ratear entre os franqueados o desenvolvimento de materiais gráficos ou ações de propaganda que beneficiem a todos de forma igual.

Outras fontes de Receita

Avaliação sobre necessidade de outros fundos cooperados ou possibilidade de outras fontes de receita tais como comissão sobre fornecedores homologados e qual o melhor destino a estes recursos.

Projeto de Investimentos e Viabilidade Econômica

Estudo compreensivo sobre investimento total para estruturar o negócio, necessidade de capital de giro, análise de cenários de retorno e relatório final de viabilidade econômica.

Unidade Franqueada

Nossa equipe desenvolverá um Template padrão que deverá ser utlizado (e alterado de acordo com a situação) pelo Franqueador.

Franqueadora

Trabalho de alta complexidade a ser desenvolvido juntamente com consultorias parceiras.

Relatório de Mercado

Estudo delineando tamanho do mercado em questão, grau de competitividade, posicionamento dos principais players, e fatores críticos de sucesso.

Reunião de Desenvolvimento

Acompanhamento e orientação periódica de implantação atribuindo tarefas, metas e prazos.

Operações e Treinamento

Mapeamento e Adequação Operacional

O mapeamento serve como base para a confecção dos manuais e treinamentos e para os procedimentos julgados inadequados elaboramos guias de adequação de forma a manter um alto padrão de desempenho.

Confecção dos Manuais de Operações e Políticas

A forma física do know-how que está sendo transferido, quanto mais completo e detalhado mais eficiente tende a ser gestão da rede.

Revisão Editorial de Manuais existentes

Para aqueles clientes que desejam revisar material existente, ou aqueles que preferem redigir seu material por conta própria, nossos especialistas oferecem orientação e edição de forma a cumprir de forma rigorosa com seus instrumentos jurídicos e leis do franchising.

Manuais e Vídeos de treinamento

Cuida da parte de como o know-how é transferido para novos funcionários e franqueados.

Sistemas Operacionais

Oferecemos orientação na escolha entre diversas opções de sistema operacional levando em conta os desafios específicos do franchising.

Programa de Treinamento inicial da unidade Franqueada

Criamos o roteiro, ferramentas e o material didático necessário para treinar com sucesso o time de uma nova unidade franqueada no menor tempo possível.

Guia de Identidade Visual

A partir de projetos arquitetônicos, logomarcas e materiais gráficos previamente existentes montamos o guia de identidade visual. Este guia serve para que a propriedade intelectual da identidade visual seja preservada de maneira adequada.

Manual de fichas técnicas

A partir das fichas técnicas e de método de preparo elaboramos manuais específicos para estas atividades com intuito de preservar a conformidade destes processos na rede.

Guias e formulários de consultoria de Campo

Desenvolvimento do material que o consultor de campo deverá utilizar para conduzir seu trabalho de forma eficiente, identificando problemas de forma consistente e provendo dados que permitam chegar a soluções efetivas.

Sistema de Comunicação e Suporte

A definição de sistemas eficientes de suporte e comunicação dão a robustez necessária aos alicerces do franchising de sucesso que são a transferência de conhecimento e o relacionamento.

Extranet

Uma extranet é uma rede interna que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais.

Conselho

Consiste de um grupo de profissionais da Franqueadora que dedicam parte de seu tempo a rever problemas e dificuldades que os franqueados enfrentam a fim de sugerir melhorias e soluções.

Cooperativas

Iniciativas dos franqueados porém geridas pelo Franqueador com algum intúito de benefício comum.

Convenções de Franqueados

Reuniões periódicas com todos os franqueados de determinada região onde são apresentados e discutidos resultados, objetivos e planejamentos.

Newsletters

Comunicação periódica via e-mail ou correio relatando noticias, acontecimentos e fatos relevantes a franquia.

Programas de Incentivo/Benefícios/Financiamentos

Conjunto de iniciativas exclusivas aos franqueados que oferecem a estes algum tipo de vantagem que de outra forma estes não conseguiriam por conta própria.

Requerimentos de Relatórios e Performance do Franqueado

O acompanhamento contínuo das unidades franqueadas permite que a Franqueadora mantenha o negócio sob controle porém o excesso de exigências pode se tornar contra produtivo. Nós ajudamos a encontrar o equilíbrio para manter o mínimo necessário sem comprometer a qualidade ou riqueza das informações.

Critérios para Aprovação de Ponto Comercial

Guia compreensivo que permite a Franqueadora avaliar a escolha de um ponto comercial mesmo sem conhecimento prévio do mercado local ou visitas.

Capacitação Operacional, Técnica e Estratégica

Capacitação da Equipe de Gestão da Franqueadora para utilizar de forma eficaz os instrumentos de franchising e operar dentro das melhores práticas de mercado.

Cronograma de Implantação da unidade franqueada

Passo-a-passo a ser seguido desde a assinatura do pré-contrato de franquia até a abertura da unidade.

Cursos

Marketing

  • Fundamentos do Marketing
  • Excelência no Atendimento
  • Gestão de Vendas de Alta Performance
  • Marketing Digital e Redes Sociais

Gestão Financeira

  • Fluxo de Caixa – O Franqueador e O Franqueado
  • Instrumentos Financeiros como um Diferencial Estratégico
  • Planejamento Financeiro

Gestão Administrativa

  • Empreendedorismo de Alto Impacto
  • Crescimento de Empresas e Modelos de Negócios
  • Negociação e Gestão de Conflitos

Recursos Humanos

  • Gestão de Competências e Gestão de Talentos
  • Gestão do Ambiente de Trabalho
  • Liderança e Motivação nas Organizações
  • Selecionando Equipes de Alto Desempenho

Palestras

  • Escolha do Ponto Comercial
  • Estruturando Processos e Formatando Franquias
  • Análise de Investimento e Taxa de Franquia
  • As Vantagens e Desvantagens do Franchising

Propaganda e Marketing

Guia de gestão e utilização do Fundo de Propaganda

Como um fundo cooperado gerido pela Franqueadora este também segue legislação específica onde a gestora tem deveres e direitos bem definidos e estabelecidos.

Consultoria de Marketing e Propaganda

Definição de Orçamento de marketing

Com base nas metas de Expansão, levando em conta velocidade e área geográfica.

Pesquisa e relatório de veículos adequados

Quais revistas, sites, anuários, feiras, eventos, programas de Rádio e TV serão mais eficientes em captar potenciais franqueados.

Recomendações de Programas adequados

Relatório com indicação de qual o melhor conjunto de iniciativas de propaganda de forma a maximizar o retorno do capital investido ao longo da evolução da Franquia.

Auxílio na negociação com fornecedores

Através de nossa experiência e know-how podemos auxiliar sua Franquia a conseguir a melhor condição possível em suas negociações com os veículos de mídia e fornecedores.

Aprimoramento de site para ferramentas de busca

Contamos com auxilio de consultores parceiros especialista em otimização para SEO, uma forma de seu site alcançar uma visibilidade maior e mais relevante.

Comunicação 360º

Metodologia que desenvolve a partir da sua identidade visual existente peças e templates adequados para todos os meios de comunicação que serão utilizados, desde stands de feiras a capa de C.O.F. e e-mail marketing de forma coesa e harmoniosa.

Releases de Imprensa

Conseguimos gerar conteúdos relevantes para os veículos do franchising, aumentando sua visibilidade.

Montagem da área de oportunidades de franquias no site

Elaboração de conteúdo eficiente para comunicar oportunidades dentro da franquia e relatórios de cadastro compreensivos.

Folheto de Oferta de Franquia

Folheto feito com base na C.O.F. e itens chave do modelo de negócio.

Desenvolvimento de Identidade corporativa

Auxiliamos na transformação da identidade visual de loja em uma identidade corporativa compatível com a Franqueadora.

Vendas e Suporte

Perfil do Franqueado ideal

Ferramentas de análise comportamental para definir o grau de adequação do candidato .

Política de vendas e Manual de Expansão Comercial

Guia extensivo sobre como operar a área comercial de venda de franquias seguindo as melhores práticas de mercado e mantendo plena aderência aos instrumentos jurídicos e legislação do franchising.

Procedimento e Compliance

Guia com o conjunto de normas básicas para realizacão de uma explanação inicial, orientação e posterior venda de franquia.

Procedimentos de Vendas

Passo-a-passo das atividades e processos necessários a venda de uma franquia.

Como abordar candidatos

Descrição de métodos adequados para abordar cada tipo de potencial candidato a franqueado, de acordo com o método de captação.

Qualificando os Prospectos

Desenvolvimento de ferramentas específicas a Franqueadora par qualificar de forma eficiente os possíveis candidatos a franqueado dentro de uma lista ou base de dados.

Processo de seleção de franqueado

Conjunto de requerimentos e etapas necessárias a aprovação do candidato a franqueado.

Hospedando “conheça nossa franquia” / Test-Drive

Roteiro para que o candidato a franqueado tenha uma experiência real sobre como será o dia-a-dia de operar uma unidade franqueada. A duração e escopo desta experiência serão definidos de acordo com o orçamento da Franqueadora.

Entregando a C.O.F. e demonstrativos

Quando devem ser entregues estes documentos, quais cuidados devem ser tomados, de que forma este procedimento deve ser feito para cumprir com as demandas da legislação vigente sobre franquias.

Fazendo alterações nos instrumentos

Orientamos, acompanhamos e revisamos alterações feitas em qualquer instrumento jurídico como resultado de condições especiais de negociação com franqueado.

Check-list de abertura e Cronograma

Check-list.

Formulários e materiais de Vendas

Ferramental a ser utilizado pela equipe de vendas de franquias.

Informações Iniciais

Informações disponíveis ao público em geral. São utilizadas para confecção de lâminas, folders e panfletos.

Considerações Preliminares

Conjunto de informações que explicam o processo que está sendo iniciado, quais os passos que serão dados até o final e quais o compromissos que serão assumidos pelas partes em cada uma destes passos.

C.O.F.

Instrumento jurídico que explica qual o modelo de negócio, seus diferenciais, principais caracteristicas, histórico da marca e resultados esperados. É uma introdução a franquia e exigencia legal para a realização de qualquer negociação pela lei do franchising.

Aplicação e Comprovação de renda

Formulário de aplicação e instruções para comprovação de renda. São etapas essenciais para que a equipe comercial não desperdice valioso tempo com candidatos sem perfil ou liquidez necessárias.

Itinerário do “conheça nossa franquia”

Roteiro do programa estabelecido pela franqueadora para que seus candidatos a franqueado vivenciem a gestão de uma unidade franqueada.

Fatos Rápidos

Destaques sobre o modelo de negócio e diferenciais estratégicos de interesse ao candidato que já está em processo avançado de decisão de investimento.

Formulário de Entrevista

Guia prático para condução de entrevista com candidato a franqueado.

Últimos passos para comprar a Franquia

Check-list pós decisão de investimento para uma satisfatória liquidação de pagamento e assinatura de pré-contrato de franquia.

Passos Chave para abrir sua unidade franqueada

Check-list pós assinatura de pré-contrato de franquia para garantir a mais rápida implantação de unidade franqueada possível.

Franchise Contact Management System (CMS)

Sistema que permite gerenciar de forma eficiente uma grande quantidade de leads e interessados em sua franquia.

  • Revisar custos e vantagens dos programas
  • Desenvolver Funil de atividades adequado
  • Fazer ajuste de base de dados ao sistema escolhido
  • Estabelecer campanhas de Drip-Marketing adequadas
  • Confeccionar campanhas de e-mail e anexos

Assistência de Vendas

Suporte contínuo em todas as atividades comerciais relacionadas a vendas de franquias.