Quando o proprietário de um negócio de sucesso deseja expandir seus negócios muitas vezes o franchising é uma solução eficiente. Principalmente se alguma das dificuldades para este crescimento for dinheiro, pessoas ou tempo. Para aqueles que decidiram seguir pelo mundo do franchising o primeiro passo é a Formatação. Formatar vem da computação onde quer dizer dar padrão, ordem e normas mas no franchising seu sentido foi ampliado e compreende todos os processos envolvidos em preparar um negócio para funcionar como uma rede de franquias, levando e conta estratégia, operações e jurídico.

Planejamento Estratégico

A partir de estudos de mercado, modelo de negócio e mapeamento operacional é elaborado à 4 mãos com o cliente um planejamento estratégico que permita ao mesmo tempo buscar resultados expressivos e manter a identidade e valores do negócio. São componentes importantes do planejamento estratégico a definição do modelo de franquia, perfil do franqueado, programas de suporte ao franqueado e definição de estrutura organizacional ideal.

Instrumentos Jurídicos

Compostos da Circular de Oferta de Franquia, Pré-Contrato de Franquia e Contrato de Franquia são elaborados a partir do desenho do modelo de franquia definido previamente.

Adequação Operacional

Após o mapeamento operacional e definição do modelo de franquia é desenhada a estrutura organizacional ideal da franqueadora e franqueada. Um relatório de adequações operacionais e organizacionais é preparado e a equipe capacitada para implantação destas mudanças.